Percussão corporal

 Expressão Corporal com vários rítmos:


Ø   Percussão corporal


A percussão corporal é uma proposta de musicalização que utiliza o corpo como instrumento musical. Produções de ritmos e melodias são criadas a partir da voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo, tais como: palmas, estalos, batidas no peito e dos pés. O grupo Barbatuques utiliza-se desta proposta em oficinais culturais, de arte-educação e apresentações artísticas.

 Fonte: http://www.barbatuques.com.br/  

O Corpo como Instrumento

Assunto do artigo: Corpo, Música. Escrito por Sheila Huertas no dia 26/04/10.

Tags do artigo: , ,

Percussão corporal é a arte de produzir sons com timbres corporais, ou seja: é a arte de batucar no próprio corpo. Estalos de dedos, batidas de palmas, o sapateado, o som da palma da mão em diferentes partes do corpo – perna, peito, barriga, bochecha, nádega, etc – alguns sons produzidos pela boca e/ou com a língua, sem uso das mãos, podem representar exemplos.
Munique em entrevista para a revista Infok AllDance
Para exemplificar, vale destacar o grupo de percussão corporal Barbatuques, criado em 1996 pelo músico Fernando Barba.
Ø Palavras cantadas



2010
Esse projeto começou em setembro de 2009, quando Paulo e Sandra produziram em parceria com a Editora Melhoramentos, uma coleção de 5 livros, acompanhados de CD e DVD contendo 80 brincadeiras musicais. O produto, que estará disponível a partir de setembro, foi pensado principalmente para as escolas, mas inspirou a dupla a produzir um novo show, que prioriza a proximidade com as crianças, pais e educadores.

BRINCADEIRAS MUSICAIS é o tipo de espetáculo que incentiva a plateia a participar ativamente. Para isso os músicos formataram
um roteiro em que as brincadeiras pudessem ser entendidas pelas crianças durante o próprio espetáculo. Nessa seleção entraram grandes sucessos da dupla, como “Sopa” e “Criança Não Trabalha” e várias canções inéditas, entre elas “Tá Combinado” e “O Caramujo e a Saúva”, compostas especialmente para o trabalho.

Esse novo projeto começou em setembro de 2009, quando Paulo Tatit e Sandra Peres produziram, em parceria com a Editora Melhoramentos, uma coleção de cinco livros, acompanhados de CD e DVD contendo 80 brincadeiras musicais. O produto foi pensado principalmente para as escolas, mas inspirou a dupla a produzir um novo show, que prioriza a proximidade com as crianças, pais e educadores.

O espetáculo é ainda melhor acabado em termos de roteiro, cenário, figurino e iluminação e é também o resultado da convivência da dupla Paulo e Sandra com os músicos que integram sua banda há 5 anos: Daniel Ayres, Julia Pittier, Marina Pittier e Estevão Marques. Para animar ainda mais, convidaram para esse show o guitarrista e programador Wem, com o mesmo espírito brincante dos outros.
BRINCADEIRAS MUSICAIS é um espetáculo especial dentro da carreira da Palavra Cantada. Um convite às pessoas a penetrarem no universo da música através da experimentação, seja ela corporal, gestual ou com os instrumentos musicais de verdade.

Ficha Técnica


Paulo Tatit: voz e violão

Sandra Peres: voz e teclado

Daniel Ayres: baixo, percussão e vocal

Estevão Marques: percussão e vocal

Julia Pittier: percussão e vocal 

Marina Pittier: percussão e vocal

Wem: guitarra e programação
Figurino: Isabela Teles e Edson Braga

Cenário: Juliana Tonalezzi

Iluminação: Marisa Bentivegna

Co-direção: Ciça Meirelles
Direção de Produção: Thereza Freitas

Postado em: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/26/Brincadeiras-Musicais-%7C-Show
 





 

Ø A comunicação pela linguagem corporal






Seu corpo é um dos fatores mais importantes em sua comunicação. Isto é válido sempre que você estiver dialogando frente a frente com uma pessoa ou um grupo. Se você não sabe usar corretamente a postura como ferramenta de comunicação, pode estar transmitindo a idéia errada para seus ouvintes, e recebendo reações diferentes das que gostaria.
Ao estar falando com alguém você pode reforçar sua mensagem usando a postura e os gestos. Estes são alguns fatores que indicam sua postura:
Sinais Negativos:
  • Ombros encolhidos
  • Olhar desinteresado e aborrecido
  • Lábios apertados
  • Ficar olhando para outras direções
  • Ficar batendo o pé
  • Balançar na cadeira
  • Suspiros
  • Bater na mesa com os dedos
  • Braços cruzados
  • Ficar caído para trás na cadeira, em uma posição muito relaxada
  • Balançar a cabeça (em sinal de “não”) quando outro está falando
Sinais Positivos:
  • Manter os braços e mãos em posição neutra (não cruzados)
  • Manter a cabeça e ombro levantados
  • Olhar diretamente para o interlocutor
  • Balancar a cabeça (em sinal de “sim”) quando outro está falando
  • Manter os olhos bem abertos
  • Manter uma postura quase estacionária (muitos movimentos distraem o interlocutor)

Peça para pessoas de confiança (não serve um funcionário que não terá coragem de criticá-lo construtivamente) que avaliem sua postura, anotando tudo o que percebem enquanto você fala ou escuta. Você pode, inconscientemente, estar adotando vários destes sinais na sua comunicação. Aprenda a usar os sinais corretos junto com a mensagem que quer transmitir.

Postado em: http://ogerente.com/congestionado/2006/10/12/linguagem-corporal-na-comunicacao/











Confiram . . . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário